Últimas Noticias.

ultimas-noticias-novo

PM encontra metralhadora e revólveres em casa no Resedás.
Na madrugada desta quarta-feira (22), a polícia militar encontrou uma metralhadora spectra calibre 40, original de Turim na Itália, e mais dois revólveres em uma casa na rua José Pedro Rabelo, no bairro Resedás.
Segundo informações, um homem estaria se “vangloriando” de ter participado no roubo a banco na cidade de Aguaí, na última semana. Após uma denúncia anônima sobre este fato, a PM foi até a casa do suspeito na madrugada desta quarta. No local, encontrou uma mulher de 26 anos na varanda, a qual franqueou a entrada dos policiais na residência.
No forro da casa os policiais encontraram uma bolsa e no interior estavam a metralhadora e os revólveres. As três armas estavam carregadas, sendo que a metralhadora tinha dois pentes estendidos, com mais de 100 tiros para cada pente. A mulher alegou que as armas pertenciam a um parente seu, mas ela acabou presa por porte ilegal de arma. As investigações para saber se os moradores do local eram integrantes da quadrilha que roubou os bancos em Aguaí seguem.


São João deve receber banco de leite humano ainda este ano.
Um projeto idealizado pelo Rotary São João da Boa Vista deve se tornar realidade ainda este ano e poderá mudar a vida de muitas crianças nascidas na cidade.
O Rotary quer, em parceria com o Unifae, implantar um banco de leite humano em São João e, assim, ajudar mães que não conseguem amamentar seus filhos nos primeiros meses de vida.
Quem revela essa novidade é o presidente do clube, André Hentz, o qual teve a ideia de trazer um banco para São João após visitar o hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC), em Indaiatuba. No local, conta André, o banco de leite humano já está em execução. O objetivo do Rotary é, num primeiro momento, implantar o banco de leite em São João, mas o objetivo é expandi-lo para toda a região.
O sonho dos Rotarianos começou a ganhar forma quando o Unifae, através da pró-reitora Anita Nagib, aceitou ser parceira do projeto. “Nós marcamos uma visita até a cidade de Indaiatuba para conhecer mais profundamente o funcionamento do banco de leite. Esta visita aconteceu no mês passado e, segundo as duas entidades, foi de grande valia, pois puderam ver como é o dia-dia deste projeto”, explica André.
E, na última quinta, dia 16, Rotary e Unifae firmaram, oficialmente, a parceria. Assim, o Rotary doará todo o maquinário específico, enquanto o centro universitário fica com a parte da manutenção e administração do banco de leite.
“A nossa estimativa é de que tudo esteja em pleno funcionamento em 6 a 12 meses. Mas, as duas entidades estão se estruturando para que possa ser feito dentro do menor espaço de tempo, porém com todas as normas exigidas”, conta o presidente do Rotary.
O médico pediatra Rberto Tiraboschi diz que o banco de leite humano é de extrema importância para ajudar nos cuidados iniciais dos recém-nascidos normais, de mães que não possam amamentar ou estão impedidas de fazê-lo. “Também é fundamental para ajudar na recuperação de recém-nascidos doentes e, principalmente, os prematuros, diminuindo assim a mortalidade infantil”, informa.
Na ausência de um banco de leite humano, o médico explica que as mães que não conseguem amamentar utilizam o leite artificial, mas ressalta que os estudos científicos comprovam que o alimento ideal para o recém-nascido é o leite materno. “O leite artificial, embora tente preencher as necessidades nutricionais do bebê, não contém os anticorpos necessários para proteger o recém-nascido no início de sua vida fora do útero materno”, reforça o pediatra, que ainda revela que organização mundial de saúde, a sociedade brasileira de pediatria e os principais órgãos de saúde e defesa da criança recomendam alimentar o bebê exclusivamente com leite materno até os seis primeiros meses e continuar a amamentação até os dois anos.
“O leite materno é fundamental para o recém-nascido e imprescindível para o bebê prematuro, pois protege contra infecções, alergias, diabetes, hipertensão arterial e outras doenças”, garante Tiraboschi. Na cidade, 50% dos recém-nascidos em 2016 não receberam leite materno
Dados do SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional), que acompanha as crianças usuárias do SUS em São João da Boa Vista, demonstram a necessidade do município receber um banco de leite humano.
Em 2016, de um total de 219 crianças menores de 2 anos acompanhadas, apenas 14,61% estavam em aleitamento materno exclusivo (AME). Já 8,68% tinham o aleitamento materno predominante e 10,5% com aleitamento materno complementar.
Mas, o dado que chama a atenção é o de crianças que não receberam aleitamento materno: 50,68% das 219 acompanhadas. Outro dado preocupante é exposto pelo projeto vida: em 2016, 40 crianças nasceram prematuras em São João. E nestes casos a incidência de mães que não conseguem amamentar após o bebê deixar o hospital é bastante alta.


Caminhão arrasta fios e derruba poste em cima de mulher.
Uma mulher de 40 anos ficou ferida depois que um poste caiu em cima dela, na tarde desta quarta-feira (22), na vila Santa Cruz, em Matão (SP). Ela teve traumatismo craniano e está internada em estado grave no hospital da cidade.
Segundo a polícia militar (PM), um caminhão que seguia pela rua José Bonifácio era mais alto que a fiação elétrica e acabou arrastando os cabos, o que fez com que o poste de uma residência caísse em cima da vítima.
O corpo de bombeiros fez o resgate da mulher, que foi levada para o hospital Carlos Fernando Malzoni. Segundo a assessoria do hospital, ela foi transferida para o hospital São Paulo, em Araraquara, pois o tomógrafo do local está quebrado desde segunda-feira.
O motorista do caminhão também foi encaminhado para o hospital, pois passou mal após o acidente. Retorno em nota, a empresa Rodoexpress, responsável pelo veículo, informou que o caminhão é de porte médio e está de acordo com todas as especificações para transitar em matão. A empresa lamentou o ocorrido e disse que representantes vão acompanhar o caso.
A CPFL informou que os cabos da rede elétrica e de ligação da residência estavam instalados na altura padrão para o sistema de distribuição de energia, determinada pelos órgãos reguladores.


Morador de Mococa, sp, é diagnosticado com febre amarela, diz prefeitura.
Um morador de Mococa (SP) foi diagnosticado com febre amarela nesta semana, segundo a prefeitura. A cidade está entre as 32 da região que têm recomendação do ministério da saúde para a vacinação contra a doença. Os moradores devem procurar os postos de saúde para a aplicação.
Ainda não se sabe se o homem contraiu a doença na zona rural do município ou de Cássia dos Coqueiros, cidade vizinha. Por conta disso, o caso ainda não foi contabilizado para nenhuma das cidades. O homem já foi atendido e passa bem.
Em Águas da Prata, que também tem recomendação de vacinação do ministério da saúde, a equipe da vigilância epidemiológica está percorrendo os bairros da cidade para realizar a vacinação casa a casa de pessoas que ainda não se imunizaram contra a febre amarela. A ação começou nesta segunda-feira (20) e irá até o final deste mês.
A campanha contra febre amarela está sendo realizada na cidade desde o início do ano, mas foi reforçada após a confirmação de que dois macacos encontrados mortos na área rural da cidade apresentavam a doença.
Segundo a responsável pela vigilância, Roberta Reinaldo Diniz, a campanha tem por objetivo imunizar quem ainda não foi vacinado e que a equipe não volta no bairro que já passou, por conta do cronograma. “A pessoa que não estivem em casa, a orientação é procurar a unidade de saúde, das 7h às 16h, de segunda a sexta”, disse.
O pedreiro Ricardo Gregório Correia estava trabalhando em uma das casas visitas e aproveitou a oportunidade para se imunizar. “Era pra eu ter tomado sexta-feira passada, mas não deu tempo porque eu estava trabalhando. Com eles vindo até aqui fica mais fácil”, afirmou.
A faxineira Juceia Pereira mora em São João da Boa Vista e trabalha em Águas da Prata também aproveitou a oportunidade para receber a dose da vacina. “Eu já estava querendo tomar para me prevenir porque eu estava com medo”, disse.
Em Araraquara (SP) a secretaria de estado da saúde de São Paulo confirmou a morte de um morador da cidade por suspeita de febre amarela. O primeiro caso da doença na cidade e a segunda morte na região. Américo Brasiliense, município vizinho, teve uma morte confirmada em janeiro.
Em São Carlos (SP), um mineiro de 37 anos foi diagnosticado com a doença e a vigilância epidemiológica da cidade informou se tratar de um caso importado. O mesmo que aconteceu em São João da Boa Vista, quando um homem de 62 anos adoeceu após uma viagem para Minas Gerais.


Ladrões invadem clube de lazer e roubam tratores em Américo Brasiliense.
Na madrugada desta quarta-feira (22), quatro homens armados e encapuzados invadiram as dependências do clube Náutico, localizado na rodovia Antonio Machado Sant’anna (SP-255), em Américo Brasiliense (SP), e roubaram três tratores.
Os suspeitos renderam os seguranças do local e roubaram os veículos. Eles também tentaram levar um caminhão, mas não conseguiram e fugiram.
A polícia militar (PM) foi avisada pela manhã, quando os seguranças que haviam sido rendidos conseguiram contato com funcionários do clube. O caso será investigado.


 

Deixe um comentário